quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Biografia "Definitiva" do Led Zeppelin


Foi lançada pela editora Larousse uma biografia da lendária banda inglesa de hard rock (ou precursora - no som - do heavy metal para muitos) Led Zeppelin. "Definitiva" sempre é um termo que serve mais de chamariz para vendas do que qualquer outra coisa, visto que se a banda resolver voltar para uma tour - algo muito difícil mas não impossível - mais história será agregada ao mito de chumbo.

A biografia foi escrita por um ex-amigo de Jimmy Page - que brigaram justamente por causa da biografia que Page era contra - Mick Wall. O "problema" da biografia que fez com que Page brigasse com Mick é o fato do autor expor todas as loucuras e excessos da banda e da equipe - como o tour manager Richard Cole. Estão lá as orgias sexuais - muitas vezes com meninas menores de idade -, as drogas, o ocultismo de Page, a violência de John Bonham e outras loucuras e perversões da banda.

Porém, além disso está o principal: a formação de uma das melhores bandas de toda a história da música. Independente das loucuras de seus integrantes o que vai ficar para todos nós - fãs de rock ou de boa música - é a música eterna e maravilhosa criada pela banda. Algo único e raro. O Led era maravilhoso tanto em estúdio quanto em suas performances maravilhosas no palco com a chamada "química" perfeita entre os membros. Se cometiam loucuras fora dele o fato é que a arte nunca foi neglicenciada e ela foi o que os tornou mitos e não a bagunça por detrás.


Led Zeppelin - Qaundo os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra

Autor: Mick Wall

Editora Larousse

552 Páginas

Formato: 15,5 x 24 cm

Peso: 0,88 kg


p.s.: Pra quem ainda não sabe o eterno vocalista do Led, Robert Plant, hoje faz um trabalho em parceria com a vocalista Alice Krauss. É algo simplesmente maravilhoso, arte pura. Quem aind não ouviu pode correr em busca sem medo. O Título do cd é Raising Sand.

2 comentários:

Museu do Cinema disse...

Muito legal, não sou fã do Led, mas reconheço sua grande influência sobre a música e o rock.

Vc, como apaixonado por quadrinhos tem que conhecer o http://blogdogutemberg.blogspot.com

Robson Santos Costa disse...

Museu...

Valeu pela dica, não conhecia esse blog, muito bom. O professor Waldomiro que tá nele foi da minha banca do mestrado.