sexta-feira, 17 de outubro de 2008

APRESENTAÇÂO

Caros,
Há tempos queria fazer um blog ou sobre cinema ou sobre quadrinhos e/ou literatura. Como nunca tomei uma decisão resolvi fazer um onde o tema fossem essas três linguagens: cinema, quadrinhos e literatura. As duas primeiras são quase irmães, ambas fruto da cultura de massa e ambas desenvolvidas de forma realmente efetiva no século XX sendo, possivelmente, as duas linguagens mais características desse período. E não são somente tais fatores que as tornam tão próximas. A própria forma do sujeito ler tais linguagens são semelhantes. O cinema - clássico - é formado por quadros que quando postos em movimento - por um projetor - criam um sentido e uma narrativa. As histórias em quadrinhos são basicamente a mesma coisa, porém, fazê-mos o papel do projetor mentalmente, em nossa leitura particular é que juntamos os quadrinhos, suas lacunas e criamos uma narrativa dando-lhe sentido. Por isso o nome desse blog: quadros em movimento.
Já a literatura também foi incluída visto que em primeiro lugar amo-a tanto quanto o cinema e as HQs e em segundo lugar porquê sua importância para o que for já é um axioma. Embora eu particularmente não considere nenhuma forma de arte/linguagem superior a nenhuma outra. Todas têm suas especificidades, história, momentos marcates, ícones, cânones etc.
Então é isso, espero que vocês gostem, comentem, troquemos idéias. Comecei a ler muitos blogs de gente como o Otávio (Hollywoodiano) e outros e não resisti em criar o meu. Não tenho a mínima idéia de qual será a periodicidade das postagens, depende de vários fatores mas farei o máximo pra sempre postar algo novo - nem que seja só no fim de semana. Também não sei utilizar o blog muito bem, espero aprender com o tempo.
Outro dia me apresentarei melhor para vocês pois esse primeiro post foi mais para apresentar o blog mesmo pois ele é o astro.
Um abraço a todos os futuros leitores e amigos.

Nenhum comentário: